Tóquio, Japão – 5 de Abril de 2024 – (The Economist) – O Banco do Japão está se juntando a outros seis bancos centrais em um teste que pode moldar o futuro do dinheiro. O grupo está buscando facilitar transações bancárias utilizando moedas digitais.
O Banco de Compensações Internacionais, sediado na Suíça, anunciou o teste na quarta-feira (3). Ele envolverá o Federal Reserve Bank de Nova York, bem como instituições privadas.
O grupo testará moedas digitais apoiadas por bancos centrais, conhecidas como CBDCs. O objetivo é utilizá-las para transações entre bancos centrais e instituições financeiras privadas. O programa também examinará pagamentos transfronteiriços entre bancos.
Atualmente, os pagamentos para transações utilizam principalmente a rede internacional de compensação chamada SWIFT. No entanto, as transações no sistema levam tempo e têm altas taxas.
Os CBDCs são vistos como uma forma de acelerar os acordos transfronteiriços, ao mesmo tempo que reduzem os custos. Eles também podem ajudar a prevenir a lavagem de dinheiro.
O teste surge enquanto a China é considerada um passo à frente com seu yuan digital.
- FAB intercepta avião do Peru com drogas no espaço aéreo brasileiro - 4 de fevereiro de 2025 9:52 am
- Japão emite alerta para a onda de frio mais intensa do inverno - 4 de fevereiro de 2025 8:37 am
- EUA e México firmam acordo para adiar tarifas por um mês - 4 de fevereiro de 2025 8:31 am