Genkai Town, Província de Saga, Japão – 27 de abril de 2024 – Uma assembleia local no oeste do Japão deseja que sua cidade seja considerada para uma pesquisa inicial visando se tornar um local de disposição final para resíduos nucleares de alto nível. Ela deu um passo ao solicitar uma pesquisa de primeira etapa como parte do processo de seleção.
A assembleia de Genkai Town, na Província de Saga, aprovou a petição por maioria de votos, com seis membros a favor e três contra.
A cidade abriga a usina nuclear de Genkai, operada pela Kyushu Electric Power Company.
É a primeira vez que uma assembleia de uma cidade que abriga uma usina nuclear adotou uma petição solicitando uma pesquisa de primeira etapa.
Uma lei japonesa exige que os resíduos nucleares de alto nível das usinas nucleares sejam enterrados a mais de 300 metros abaixo do solo e também exige que pesquisas sejam realizadas em três etapas para selecionar possíveis locais de disposição final.
Um município que aceita a pesquisa de primeira etapa receberá um subsídio de até 2 bilhões de ienes, ou cerca de 12,5 milhões de dólares.
A petição foi submetida à assembleia da cidade por três grupos locais – uma associação de operadores de acomodações, uma associação de negócios de restaurantes e um conselho de gestão de desastres.
Antes da votação na sexta-feira, membros da assembleia que se opunham à petição disseram que não acham que as deliberações tenham sido totalmente realizadas e que a votação deveria ocorrer após os residentes da cidade entenderem amplamente o assunto.
Membros a favor da petição destacaram que já existem resíduos nucleares de alto nível na cidade e enfatizaram que é um problema que o país deve resolver.
O prefeito da cidade deverá tomar a decisão final sobre se a cidade aceitará a pesquisa de primeira etapa. O prefeito Wakiyama Shintaro indicou que deixará sua posição clara no próximo mês.
Enquanto isso, o governador da Província de Saga, Yamaguchi Yoshinori, disse aos repórteres que não tem planos de aceitar o local de disposição final na província. O consentimento do governador é necessário para avançar para a segunda etapa da pesquisa.
Yamaguchi disse que acompanhará as discussões na cidade e que espera que pessoas de todo o país também pensem sobre os desafios relacionados ao assunto.
- Tóquio testa ônibus sob demanda com IA em Shinjuku - 22 de novembro de 2024 11:31 am
- Musk e Ramaswamy planejam cortes drásticos no governo dos EUA - 22 de novembro de 2024 11:22 am
- Empresas japonesas pessimistas sobre economia chinesa - 22 de novembro de 2024 9:39 am