Tóquio, Japão – 8 de abril de 2024 (NHK) – Um grupo de pesquisa divulgou uma análise indicando que ondas de tsunami atingiram a Ilha de Yonaguni, na Província de Okinawa, Japão, aproximadamente 15 minutos após um forte terremoto ocorrido perto de Taiwan em 3 de abril.
A equipe inclui o Professor Imamura Fumihiko do Instituto de Pesquisa Internacional de Ciências de Desastres da Universidade de Tohoku.
O grupo utilizou dados da falha fonte do terremoto fornecidos pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos para realizar uma simulação sobre como o tsunami se espalhou.
Os pesquisadores afirmam que os resultados mostram que as ondas de tsunami foram geradas imediatamente após o terremoto e alcançaram a Ilha de Yonaguni em 15 minutos.
Eles também estimam que o tsunami atingiu a Ilha de Ishigaki em cerca de 30 minutos, a Ilha de Miyako em 40 minutos e a cidade de Naha em uma hora.
A Agência Meteorológica do Japão emitiu um alerta de tsunami para a Província de Okinawa após o terremoto, projetando ondas de até 3 metros.
No entanto, a altura máxima do tsunami observada foi de 30 centímetros.
O grupo sugere que o terremoto ocorreu tanto em terra quanto no mar, e isso limitou a energia sísmica no mar que causa o tsunami. A equipe diz que isso parece explicar por que o tsunami foi relativamente pequeno apesar da magnitude do terremoto, que foi de 7,7.
Imamura disse que os resultados da simulação mostram que o tsunami atingiu a Província de Okinawa muito rapidamente.
Ele acrescentou que há muitos turistas nas praias de Okinawa e é necessário examinar as respostas tomadas desta vez, incluindo como foram guiados para evacuar.
- Alunos do Colégio Santos Dumont da cidade de Konan celebram formatura - 22 de dezembro de 2024 12:29 pm
- Tempestades de neve atingirão costas do Mar do Japão - 22 de dezembro de 2024 9:26 am
- Indústria de anime do Japão supera 3 trilhões de ienes em 2023 - 22 de dezembro de 2024 9:04 am