Qingdao, China – 23 de abril de 2024 – Alto oficial militar da China enfatizou que o país nunca tolerará desafios aos seus interesses centrais.
Zhang Youxia, vice-presidente da Comissão Militar Central, falou na cerimônia de abertura do Simpósio Naval do Pacífico Ocidental realizado na segunda-feira na cidade chinesa de Qingdao.
Zhang afirmou que o povo chinês respeita a paz e não tem intenção de entrar em guerra com nenhum país, mas acrescentou que a soberania territorial da China não pode ser violada.
Ele aparentemente estava se referindo às situações no Mar do Sul da China e no Estreito de Taiwan. Acredita-se que Zhang tenha enviado um aviso tácito aos Estados Unidos e outras nações que fornecem apoio militar às Filipinas e Taiwan, com os quais Pequim tem estado em desacordo.
O simpósio é realizado a cada dois anos para construir confiança mútua entre oficiais navais e marítimos na região do Pacífico.
Delegados de 29 países participaram da cerimônia, incluindo o comandante da Frota do Pacífico dos EUA, Almirante Stephen Koehler, e o comandante-em-chefe da Marinha Russa, Almirante Alexander Moiseyev.
As Filipinas não enviaram uma delegação, pois Manila e Pequim têm estado em confronto por questões territoriais no Mar do Sul da China.
O evento é realizado a portas fechadas. Os 29 países e os Países Baixos, que participam como observadores, devem discutir regras sobre colisões acidentais no mar. Reuniões bilaterais também são prováveis de ocorrer nos bastidores.
- JEBRA Japão 2025 anuncia apresentação do renomado artista mato-grossense Henrique Maluf - 23 de fevereiro de 2025 11:53 am
- JEBRA 2025 apresenta a maior festa gastronômica brasileira em Shizuoka! - 23 de fevereiro de 2025 11:39 am
- Danilo Ozahata fala sobre a inauguração da academia Fit One em Shiga - 23 de fevereiro de 2025 10:56 am