Tóquio, Japão – 14 de março de 2024 – O Ministério da Defesa do Japão anunciou que as forças dos Estados Unidos no país e a Força de Autodefesa Terrestre retomarão os voos das aeronaves de transporte Osprey em fases a partir desta quinta-feira (14), após uma pausa decorrente de um acidente fatal.
Os aviões de rotor basculante foram suspensos após um acidente ao largo da prefeitura sudoeste japonesa de Kagoshima em novembro, que resultou na morte dos oito militares dos EUA a bordo.
As forças dos EUA suspenderam a proibição de voo em 8 de março. O Ministério da Defesa consultou o lado americano para elaborar um plano para reiniciar os voos dos Ospreys no Japão.
Na quarta-feira, o Ministério anunciou que as aeronaves que passaram por manutenção e cujas tripulações receberam treinamento como parte das novas medidas de segurança iniciarão voos básicos a partir de quinta-feira.
O ministério acrescentou que os Ospreys operados pela Força de Autodefesa Terrestre voarão inicialmente em proximidade aos aeródromos, avançando gradualmente para a próxima fase à medida que as tripulações recuperam a proficiência.
Ele disse que as forças dos EUA adotarão uma abordagem igualmente cautelosa na retomada dos voos.
Funcionários do Ministério visitaram governos locais em 11 prefeituras, incluindo Kagoshima e Okinawa, na quarta-feira, para informá-los sobre o plano.
Mas os governos provavelmente protestarão, já que a causa do acidente de novembro permanece não divulgada devido a restrições legais impostas pelos EUA.
O Ministério da Defesa informou que atualmente há 43 aeronaves Osprey no Japão. As forças dos EUA operam 29, e a Força de Autodefesa Terrestre supervisiona 14.
- Ex-ministro da Defesa da Coreia do Sul tenta suicídio - 12 de dezembro de 2024 5:19 am
- Trump zomba de Trudeau e sugere que Canadá vire estado dos EUA - 12 de dezembro de 2024 5:15 am
- Exportações da China crescem antes de possível aumento de tarifas - 12 de dezembro de 2024 5:11 am