Berlim, Alemanha, 18 de março de 2024 – Yulia Navalnaya, viúva do falecido líder da oposição russa Alexei Navalny, juntamente com muitos de seus compatriotas, votaram em protesto contra o presidente Vladimir Putin na embaixada russa na capital alemã no domingo (17).
Yulia Navalnaya esperou em uma longa fila para votar nas eleições presidenciais russas na embaixada de seu país em Berlim. Domingo foi o último dia de votação.
Pessoas russas na missão diplomática cantaram para expressar sua solidariedade com Navalnaya. Eles também exigiram que o Kremlin interrompesse imediatamente a operação militar na Ucrânia.
Navalnaya agradeceu aos seus compatriotas por participarem do protesto. Ela disse que escreveu o nome de seu marido em sua cédula de votação e a colocou em uma urna.
Em uma aparente referência ao seu marido, ela também disse que não pode ser que um mês antes das eleições presidenciais, o principal oponente de Putin, que já estava na prisão, tenha sido morto.
Autoridades russas afirmam que Navalny morreu em uma colônia penal no Ártico no mês passado.
Antes das eleições, Navalnaya havia instado as pessoas a protestarem contra Putin convergindo em massa nos postos de votação ao meio-dia de domingo.
Ela também pediu que vandalizassem suas cédulas, votassem em qualquer candidato exceto Putin, escrevessem o nome de Navalny em suas cédulas de votação ou levassem as cédulas para casa.
Um eleitor russo de 26 anos disse que não achava que já havia visto uma fila tão longa de pessoas esperando para votar em uma eleição russa na capital alemã. Ele acrescentou que a maioria dos eleitores “é basicamente contra Putin”.
Uma russa de 25 anos disse que Putin é “uma pessoa muito, muito ruim” que “matou tantas pessoas”. Ela também disse estar “muito decepcionada” por a Rússia não poder realizar “eleições reais”.
- Alunos do Colégio Santos Dumont da cidade de Konan celebram formatura - 22 de dezembro de 2024 12:29 pm
- Tempestades de neve atingirão costas do Mar do Japão - 22 de dezembro de 2024 9:26 am
- Indústria de anime do Japão supera 3 trilhões de ienes em 2023 - 22 de dezembro de 2024 9:04 am