Moscou, Rússia – 7 de março de 2024 – Yulia Navalnaya, viúva do líder da oposição russa Alexei Navalny, fez um apelo emocionado aos russos para que votem em qualquer candidato presidencial, exceto Vladimir Putin, nas próximas eleições presidenciais, programadas para ocorrer entre 15 e 17 de março. Em um vídeo postado na quarta-feira (6), ela instou os cidadãos russos a utilizarem o dia da eleição como uma oportunidade para demonstrar sua presença e resistência.
“Devemos usar o dia da eleição para mostrar que existimos e que somos muitos”, disse Yulia Navalnaya em sua mensagem.
Ela convocou as pessoas a “comparecerem à seção eleitoral no mesmo dia e horário, ao meio-dia de 17 de março”. Além disso, afirmou: “Você pode votar em qualquer candidato, exceto Putin. Você pode anular seu voto. Você pode escrever em letras grandes ‘Navalny'”.
Enquanto Yulia Navalnaya fazia seu apelo, o Kremlin expressava preocupações com a possível disseminação de movimentos anti-governo à medida que o dia da eleição se aproximava.
O porta-voz presidencial russo, Dmitry Peskov, declarou na quarta-feira: “Vamos suprimir qualquer tentativa de interferir em nossas eleições”.
A morte de Navalny em uma colônia penal no Ártico foi anunciada no meio de fevereiro. Seu serviço memorial foi realizado em uma igreja no sul de Moscou na sexta-feira (1).
Diante desse contexto, o braço direito de Putin e chefe do Serviço de Inteligência Estrangeira, Sergei Naryshkin, negou a acusação na terça-feira (5).
A mídia local o citou afirmando: “Eu não acredito que houve algum plano especial. Infelizmente, mais cedo ou mais tarde a vida de alguém acaba. Todos os seres humanos são mortais. Navalny morreu de morte natural.”
- Japão interveio em julho no mercado cambial com 5,5 trilhões de ienes - 9 de novembro de 2024 10:26 am
- A esquerda alemã e a amnésia histórica sobre o muro - 9 de novembro de 2024 10:16 am
- Perseguição a israelenses em Amsterdã evoca tempos sombrios - 9 de novembro de 2024 9:27 am