Washington, Estados Unidos, 13 de março de 2024 – De acordo com o Wall Street Journal, a vice-presidente eleita de Taiwan, Hsiao Bi-khim, estará em Washington esta semana, em uma visita discreta.
O jornal relatou na terça-feira (12), que Hsiao, membro do governista Partido Progressista Democrático, viajou para a capital dos EUA para fazer as malas de seus pertences pessoais.
Citando fontes familiarizadas com os planos de Hsiao, o jornal disse que ela também pretende se reunir com autoridades americanas para discutir a agenda do novo governo de Taiwan.
Hsiao já foi baseada em Washington como representante da administração da presidente Tsai Ing-wen.
Meios de comunicação taiwaneses também relataram na segunda-feira (11), que Hsiao visitaria os Estados Unidos antes do início de seu mandato como vice-presidente, que começa em maio.
As autoridades taiwanesas ainda não confirmaram a visita. Um porta-voz do Partido Progressista Democrático disse apenas que Hsiao estava fazendo uma viagem pessoal.
Espera-se uma reação forte de Pequim, já que considera Taiwan parte da China.
Enquanto estava em Washington, Hsiao estabeleceu fortes conexões com altos funcionários do governo dos EUA, bem como com membros tanto do Partido Democrata quanto do Partido Republicano no Congresso.
Ela deixou o cargo em novembro passado, pouco antes de se juntar à corrida presidencial como companheira de chapa do presidente eleito Lai Ching-te.
- FAB intercepta avião do Peru com drogas no espaço aéreo brasileiro - 4 de fevereiro de 2025 9:52 am
- Japão emite alerta para a onda de frio mais intensa do inverno - 4 de fevereiro de 2025 8:37 am
- EUA e México firmam acordo para adiar tarifas por um mês - 4 de fevereiro de 2025 8:31 am