1.6 C
Kóka
sexta-feira, 22 novembro, 2024 11:21: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Ucrânia nega envolvimento e condena Rússia por culpar outros pelo ataque em Moscou

Presidente ucraniano rebate acusações de Putin sobre incidente no concerto, enquanto autoridades internacionais destacam papel do Estado Islâmico.

Moscou, Rússia, 24 de março de 2024 (Últimas Horas) – O presidente russo, Vladimir Putin, insinuou que a Ucrânia estava envolvida no ataque a tiros em uma sala de concertos perto de Moscou, algo que a Ucrânia nega veementemente.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, condenou Putin, afirmando que ele e outros estão tentando atribuir a culpa a terceiros.

O ataque ocorreu na cidade de Krasnogorsk, a noroeste da capital, na sexta-feira (22). Homens armados abriram fogo no local antes do início programado do concerto.

A agência de notícias RIA Novosti relata que pelo menos três pessoas abriram fogo e que explosivos foram detonados.

O comitê investigativo da Rússia disse que pelo menos 133 pessoas morreram.

Putin afirmou em um discurso televisionado no sábado que 11 pessoas, incluindo quatro diretamente envolvidas nos tiros, foram detidas. Ele acrescentou que tentaram fugir em direção à Ucrânia e que “uma janela foi preparada para eles do lado ucraniano para cruzar a fronteira estatal”.

Zelenskyy condenou Putin em seu discurso no sábado.

Ele disse que Putin permaneceu em silêncio por um dia após o incidente, pensando em como relacioná-lo à Ucrânia, acrescentando que tudo é absolutamente previsível.

A agência de notícias Amaq, ligada ao grupo terrorista Estado Islâmico, citou fontes afirmando que o ataque foi realizado pelos combatentes do grupo.

A agência publicou fotos de quatro pessoas que, segundo ela, foram responsáveis pelos ataques.

O Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca dos EUA afirmou em um comunicado que o ISIS é o único responsável pelo ataque e que não houve envolvimento ucraniano.

A porta-voz escreveu nas redes sociais que Washington tinha informações sobre um ataque planejado em Moscou, o que levou o Departamento de Estado a emitir um aviso aos americanos na Rússia.

Ela também disse que o governo dos EUA compartilhou as informações com a Rússia, em conformidade com sua política de “dever de avisar” de longa data.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img