Ohio, EUA – 18 de março de 2024 – O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reforçou sua postura linha-dura em relação à China, ameaçando impor “uma tarifa de 100%” sobre carros fabricados no México por empresas chinesas.
Trump fez o pronunciamento durante um comício em Ohio no sábado (16), dias depois de ter consolidado sua posição como o candidato do Partido Republicano para as eleições presidenciais de novembro.
Ele afirmou que as empresas chinesas estão construindo “grandes fábricas de automóveis monstruosas” no México e que elas acham que vão vender carros para os EUA sem contratar americanos.
Trump alertou que, se eleito presidente, “imporá uma tarifa de 100% sobre cada carro que cruzar a fronteira”.
O nível da tarifa é o dobro do que Trump havia prometido contra esses veículos chineses em uma entrevista a um canal de notícias de negócios dos EUA, a CNBC, no início deste mês.
Um número crescente de fabricantes de automóveis chineses tem construído plantas de produção no México. O acordo comercial atualmente em vigor na América do Norte permite o envio de veículos do México para os EUA sem tarifas se atenderem a condições rigorosas.
Analistas afirmam que Trump está buscando conquistar apoio ao mostrar sua intenção de abordar preocupações na indústria automobilística dos EUA de que importações chinesas de menor custo possam ameaçar empregos domésticos.
- Exército israelense realiza ataques aéreos em aeroporto do Iémen - 27 de dezembro de 2024 1:10 pm
- Previsão de nevasca intensa em áreas montanhosas no Japão - 27 de dezembro de 2024 1:05 pm
- Oposição da Coreia do Sul pede impeachment do primeiro-ministro Han - 27 de dezembro de 2024 12:48 pm