-7 C
Kóka
sábado, 22 fevereiro, 2025 5:09: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Tripulação de navio filipino ferida por canhão de água da Guarda Costeira Chinesa, novamente

Incidente no Mar do Sul da China reacende tensões entre Filipinas e China.

Manila, Filipinas – 24 de março de 2024 – O governo das Filipinas afirmou que seu navio de suprimentos militares foi atingido por canhões de água disparados por navios da Guarda Costeira Chinesa no Mar do Sul da China, causando ferimentos e danos. Este incidente ocorre após um incidente similar no início deste mês.

O Conselho de Segurança Nacional das Filipinas anunciou no sábado (23), que suas embarcações foram assediadas perto de um posto militar no recife Second Thomas. Pequim reivindica a área como seu território.

O anúncio disse que os navios estavam transportando pessoal militar de substituição e suprimentos, e que a ação da China causou ferimentos à tripulação e danos significativos a uma das embarcações.

As forças armadas das Filipinas divulgaram imagens do que parece ser o incidente, bem como outros conflitos realizados pela Guarda Costeira da China.

O governo filipino reivindica a área como sua zona econômica exclusiva. Disse que as ações mostram ao mundo que a China não reconhece “nenhuma restrição ou limitação razoável ou legal às suas ações sob o direito internacional”.

A Guarda Costeira da China respondeu, dizendo que os navios filipinos haviam forçado sua entrada nas águas apesar de seus repetidos avisos para parar. Acusou as Filipinas de pretender perturbar a paz e a estabilidade no Mar do Sul da China.

Em 5 de março, membros da tripulação em um navio de suprimentos filipino foram feridos em um confronto similar. Este último incidente provocou críticas mútuas adicionais entre os dois países.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img