20 C
Kóka
quinta-feira, 24 abril, 2025 7:23: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Tribunal japonês rejeita demanda para interromper reator nuclear de Ikata

Moradores da prefeitura de Oita, no sudoeste do Japão, enfrentam derrota legal em tentativa de suspender operação de usina nuclear.

Oita, Japão – 7 de março de 2024 – Moradores da prefeitura do sudoeste japonês de Oita enfrentaram uma derrota legal em sua tentativa de suspender a operação de um reator nuclear na região de Ikata.

A ação foi movida por mais de 500 residentes, cuja prefeitura está separada da usina nuclear de Ikata por um pequeno braço de mar.

Os autores alegam que a Shikoku Electric Power Company não tomou medidas adequadas contra terremotos e erupções vulcânicas.

Eles também afirmam que o solo pode apresentar problemas, incluindo uma falha ativa, mas a empresa não estudou suficientemente a estrutura subterrânea.

A empresa afirma que medidas de segurança atualizadas, baseadas nos conhecimentos científicos mais recentes, estão em vigor.

Os residentes também estão preocupados com o risco de uma erupção vulcânica maciça no Monte Aso, que fica a cerca de 130 quilômetros de distância. A empresa de energia afirma que o risco disso acontecer durante a operação do reator é adequadamente baixo.

Um tribunal de distrito decidiu nesta quinta-feira (7), que a empresa de energia conduziu uma investigação razoável para determinar a estrutura subterrânea. Também afirmou que a avaliação da empresa sobre o risco de uma enorme erupção vulcânica é igualmente razoável.

Os autores planejam apresentar um recurso.

Esta é a primeira decisão em uma série de processos movidos por residentes nas prefeituras de Oita, Ehime, Hiroshima e Yamaguchi. Todos buscam interromper o único reator em operação na usina de Ikata.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img