Fukushima, Japão – 15 de março de 2024 – Um terremoto com magnitude preliminar de 5.8 atingiu as águas próximas à prefeitura nordeste de Fukushima, informou a Agência Meteorológica do Japão. O evento sísmico ocorreu às 0h14 desta sexta-feira (15), com o foco estimado a 50 quilômetros de profundidade.
Segundo a agência, não há ameaça de tsunami decorrente do terremoto. As cidades de Kawamata e Naraha, ambas na prefeitura, registraram tremores com intensidade inferior a 5 na escala japonesa de zero a 7.
Este é o primeiro episódio desde 21 de outubro de 2022 em que abalos sísmicos com intensidade de pelo menos 5 foram sentidos em partes da Prefeitura de Fukushima.
O terremoto desta sexta-feira também provocou tremores com intensidade 4 nas cidades de Fukushima, Koriyama e Iwaki, bem como em muitas outras áreas nas prefeituras de Fukushima, Miyagi, Tochigi e Ibaraki.
O órgão regulador nuclear do Japão informou que não foram encontrados problemas nos reatores das usinas de Fukushima Daiichi e Fukushima Daini, nem em reatores nucleares nas prefeituras de Miyagi e Ibaraki após o terremoto.
A operadora da usina de Fukushima Daiichi anunciou a suspensão da liberação de água tratada e diluída no oceano de acordo com planos anteriores, seguindo o terremoto. A Companhia de Energia Elétrica de Tóquio informou que não relatou problemas relacionados à liberação da água na instalação.
A empresa afirmou que decidirá sobre a retomada da descarga após realizar inspeções adequadas.
- Ex-presidente da Coréia do Sul Yoon deixa residência oficial após impeachment - 12 de abril de 2025 12:23 am
- Negociador japonês irá aos EUA discutir tarifas - 12 de abril de 2025 12:10 am
- China impõe tarifa extra de 125% sobre produtos dos EUA - 12 de abril de 2025 12:10 am