Yilan County, Taiwan – 26 de março de 2024 (Taiwan News Agency) – Taiwan entregou dois navios de guerra construídos localmente à sua marinha, apelidados pela mídia local de “destruidores de porta-aviões”, muito antes do cronograma inicial.
A ilha de Taiwan tem acelerado a construção de uma grande quantidade desses navios de pequeno porte, à medida que navios de guerra e aeronaves chinesas se tornam cada vez mais ativos nas proximidades.
Taiwan compilou um orçamento especial de cinco anos a partir de 2022 e encomendou a construção dos navios a um estaleiro local.
O primeiro navio entrou em serviço em setembro de 2021. O quinto e o sexto navios foram entregues à marinha na terça-feira, 20 meses antes do planejado.
Os “destruidores de porta-aviões” são navios com casco duplo que podem viajar em alta velocidade com estabilidade. Eles são equipados com mísseis anti-navio e anti-aéreos. Também empregam tecnologia furtiva que os torna difíceis de detectar no radar inimigo.
A presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, participou de uma cerimônia de entrega em um porto no Condado de Yilan e celebrou a conclusão da primeira fase da produção dos navios.
Ela afirmou que a comunidade global reconhece a eficiência excepcional dos navios. Tsai acrescentou que os resultados até agora atestam a capacidade de Taiwan de construir os navios e seu compromisso em proteger a democracia e a liberdade.
Taiwan vem promovendo uma estratégia de “guerra assimétrica” para deter o imenso poder militar da China com equipamentos altamente manobráveis.
A ilha planeja construir mais cinco desses navios de guerra na segunda fase de produção até 2026.
- Primeiro-ministro japonês parabeniza Trump e planeja reunião - 7 de novembro de 2024 2:55 pm
- Nascimentos no Japão podem cair abaixo de 700 mil em 2024 - 7 de novembro de 2024 2:50 pm
- 60% das cidades japonesas não possuem maternidades - 7 de novembro de 2024 2:41 pm