6.5 C
Kóka
sábado, 9 novembro, 2024 11:00: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Supremo Tribunal do japão rejeita apelo de Okinawa sobre plano de mudar base dos EUA

Batalha legal sobre realocação de base militar dos EUA em Okinawa sofre revés no Supremo Tribunal do Japão.

Naha, Okinawa, Japão, 2 de março de 2024 – A batalha legal em torno dos planos de realocar uma base militar dos Estados Unidos dentro da Província de Okinawa teve mais um desdobramento, desta vez no Supremo Tribunal do Japão.

O Juiz Presidente Oka Masaaki rejeitou um apelo apresentado pelo governador de Okinawa.

Ele buscava reverter uma decisão de um tribunal superior que ordenava à província que aprovasse um plano revisado que inclui trabalhos de reforço terrestre.

O governo central está avançando com a realocação da Base Aérea dos Fuzileiros Navais dos EUA de Futenma, na cidade densamente povoada de Ginowan. O novo local fica ao largo de Henoko, na cidade de Nago.

O plano envolve trabalhos de aterro em Oura Bay, mas grande parte do leito marinho foi considerada muito macia.

As autoridades em Okinawa rejeitaram um pedido de Tóquio para revisar o plano e realizar trabalhos de reforço terrestre.

No ano passado, o governo central moveu um processo na filial de Naha do Tribunal Superior de Fukuoka solicitando o poder de prosseguir com o trabalho independentemente.

Os juízes ordenaram que a Província de Okinawa aprovasse o plano revisado, citando os riscos de segurança decorrentes da localização atual da base dos EUA.

Os trabalhos de reforço no terreno começaram em janeiro.

Autoridades de Okinawa apresentaram seu apelo a essa decisão ao Supremo Tribunal em dezembro. Eles argumentaram que a questão só pode ser resolvida construindo um consenso com a população local.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img