Ishikawa, Japão – 11 de março de 2024 – Os esforços de reconstrução estão avançando nas áreas da Prefeitura de Ishikawa que foram atingidas por um terremoto massivo na véspera de Ano Novo. Algumas pessoas na Península de Noto respiraram aliviadas ao terem os serviços de água e esgoto restaurados no último domingo.
Aplausos irromperam em um centro de evacuação na cidade de Suzu quando a água voltou a fluir, mais de dois meses após o terremoto.
A restauração dos serviços foi recebida com entusiasmo em uma barbearia no centro da cidade. Após a reabertura da loja no mês passado, os clientes só conseguiam cortes de cabelo a seco.
No entanto, algumas partes da cidade ainda estão sem água. O gerente de uma destilaria de shochu não sabe quando poderá retomar a produção, já que as garrafas não podem ser limpas.
As autoridades da cidade esperam que o abastecimento de água seja completamente restaurado até maio.
O governador da Prefeitura de Ishikawa está buscando as opiniões dos moradores e das autoridades locais sobre o trabalho de recuperação. Ele afirma que a região usará lições aprendidas com o Grande Terremoto e Tsunami do Leste do Japão em 2011 e se concentrará na construção de comunidades de maneira sensata e prática.
Enquanto os trabalhos de reconstrução prosseguem, os moradores das áreas afetadas pela catástrofe continuam a enfrentar desafios, mas a restauração parcial dos serviços essenciais representa um passo significativo rumo à recuperação completa.
- O Sul em Cima 36/2024 traz Danny Calixto e Marcos Delfino à Rádio Shiga - 22 de novembro de 2024 4:00 am
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm