Nova York, Estados Unidos, 21 de março de 2024 (Reuters) – Um conjunto completo das gravuras em madeira da série “Trinta e seis Vistas do Monte Fuji” do artista japonês ukiyo-e Katsushika Hokusai foi arrematado por 3,559 milhões de dólares em um leilão nos Estados Unidos.
A série, composta por 46 peças do período Edo do Japão, foi leiloada na Christie’s em Nova York na última terça-feira.
O comprador não foi identificado.
A casa de leilões afirma que um indivíduo americano adquiriu o conjunto completo, que inclui a obra-prima “Kanagawa oki nami ura”, ou “Sob o poço da Grande Onda de Kanagawa”.
A empresa afirma que foi a primeira vez desde 2002 que um conjunto completo foi colocado em leilão. Ela diz que os lances vencedores têm aumentado à medida que a popularidade das obras de Hokusai se espalha para fora do Japão.
No ano passado, “Kanagawa oki nami ura” alcançou 2,76 milhões de dólares em um leilão nos EUA. Isso foi um recorde para uma gravura de Hokusai.
Murakami Takaaki, da Christie’s, disse que recebeu muitas consultas sobre o leilão, de todo o mundo, e desenvolveu uma consciência maior da popularidade de Hokusai.
- Ataque com carro em mercado de Natal na Alemanha pode ter sido premeditado - 23 de dezembro de 2024 10:30 am
- Ministro das Relações Exteriores da Turquia visita Síria e busca laços com governo interino - 23 de dezembro de 2024 10:21 am
- Neve se intensifica no norte do Japão; alerta segue até terça-feira - 23 de dezembro de 2024 10:11 am