11 C
Kóka
quarta-feira, 7 maio, 2025 6:03: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Primeiro-ministro do Japão e chefe da AIEA confirmam esforços sobre liberação de água tratada da usina de Fukushima

Kishida Fumio e Rafael Grossi reafirmam compromisso em garantir segurança da água tratada liberada no oceano.

Tóquio, Japão – 15 de março de 2024 – O Primeiro-ministro japonês Kishida Fumio e o chefe da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, confirmaram que continuarão a trabalhar juntos para garantir a segurança da água tratada e diluída sendo liberada no oceano a partir da usina nuclear de Fukushima Daiichi.

Desde que o operador da usina começou a liberar a água no Oceano Pacífico em agosto do ano passado, a AIEA tem conduzido sua própria pesquisa de amostragem em Fukushima para monitorar a segurança da operação.

A água usada para resfriar o combustível fundido na usina tem se misturado com chuva e água subterrânea. A água acumulada está sendo tratada para remover a maioria das substâncias radioativas, mas ainda contém trítio.

Antes de liberar a água tratada no oceano, o operador da usina a dilui para reduzir os níveis de trítio para cerca de um sétimo do nível de orientação da Organização Mundial da Saúde para água potável.

O Diretor-Geral da AIEA, Rafael Grossi, está visitando o Japão desde terça-feira (12), em sua primeira visita desde o início da operação de liberação de água há sete meses.

Durante sua reunião com Grossi na quinta-feira (14), o Primeiro-ministro Kishida expressou sua apreciação pelo forte compromisso demonstrado pelo chefe da AIEA em monitorar a operação.

Kishida disse que o Japão continuará a trabalhar para expandir o entendimento internacional e o apoio à operação de liberação por meio de métodos transparentes baseados em evidências científicas.

Grossi mencionou que visitou a usina de Fukushima Daiichi na quarta-feira. Ele disse que confirmou que a operação de liberação de água está sendo conduzida de acordo com padrões internacionais.

Kishida e Grossi também discutiram a não proliferação nuclear e o uso pacífico da energia nuclear, concordando em fortalecer a cooperação nessas áreas também.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img