Hanói, Vietnã, 21 de março de 2024 (Reuters) – O Partido Comunista do Vietnã aceitou a renúncia do Presidente Vo Van Thuong, tornando-o o segundo líder cerimonial do país a renunciar em pouco mais de um ano.
O principal órgão de decisão do partido, o Comitê Central, anunciou na quarta-feira (20), que Thuong renunciou a cargos de liderança, incluindo presidente, membro do Politburo e membro do comitê. Disse que suas renúncias foram aprovadas em uma sessão extraordinária do comitê.
Nenhum detalhe foi divulgado, mas a mídia estatal relatou que Thuong violou regulamentos do partido e que sua saída é uma demissão de facto.
No Vietnã, a presidência ocupa o segundo lugar na hierarquia política do país e é considerada em grande parte um papel simbólico.
A renúncia de Thuong ocorre em meio a uma campanha anticorrupção liderada pelo Secretário-Geral Nguyen Phu Trong, que chefia tanto o partido governante quanto o estado.
A campanha resultou em repressões contra altos funcionários do partido e do governo.
Em janeiro do ano passado, o antecessor de Thuong, Nguyen Xuan Phuc, renunciou para assumir a responsabilidade por um escândalo de corrupção relacionado à resposta do país à pandemia de coronavírus.
- Japão e Coreia do Sul querem fechar acordos com EUA - 30 de abril de 2025 10:38 am
- Trump suaviza impacto de tarifas para montadoras - 30 de abril de 2025 10:29 am
- Japão doa equipamentos forenses avançados à Ucrânia - 30 de abril de 2025 5:45 am