Jacarta, Indonésia, 22 de março de 2024 – As autoridades indonésias declararam o Ministro da Defesa, Prabowo Subianto, como o vencedor das eleições presidenciais do mês passado. No entanto, os candidatos derrotados estão contestando o resultado.
Funcionários afirmam que Prabowo obteve quase 60 por cento dos votos.
Após o anúncio, ele declarou: “Nós vamos provar ser um presidente, vice-presidente e governo que trabalharão o mais duro possível para todo o povo da Indonésia.”
Prabowo escolheu o filho do atual presidente Joko Widodo como seu companheiro de chapa. Inicialmente, ele era jovem demais para se registrar. No entanto, o Tribunal Constitucional, presidido pelo cunhado de Joko, fez uma exceção.
O candidato às eleições, Anies Baswedan, acredita que isso não deveria ter sido permitido. A equipe do ex-governador de Jacarta entrou com um caso no tribunal na quinta-feira. Ele supostamente quer que as eleições sejam realizadas novamente, sem o filho de Joko.
Anies disse: “Eu enfatizo mais uma vez que o processo e os resultados são igualmente importantes. Porque o processo correto gera o resultado correto. E se houver um problema, então o resultado também é problemático.”
O tribunal provavelmente decidirá se rejeita ou prossegue com a reivindicação até 16 de abril.
O outro candidato nas eleições era o ex-governador da Java Central, Ganjar Pranowo. Sua equipe também planeja desafiar o resultado.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm