Nova Delhi, Índia – 1º de março de 2024 – O governo da Índia anunciou nesta quinta-feira (29), que o PIB no último trimestre de 2023 cresceu 8,4% em relação ao ano anterior. O número indica que a expansão econômica está ganhando velocidade impulsionada pelo consumo e investimento.
O crescimento nos últimos três meses superou o aumento de 8,1% registrado no período anterior de julho a setembro e estende a expansão econômica da Índia para 13 trimestres consecutivos.
Com a população do país, com mais de 1,4 bilhão de habitantes, ultrapassando a da China, o consumo está se tornando um grande impulsionador da economia.
O investimento privado também está se expandindo.
O governo também revisou sua previsão de crescimento para o ano fiscal completo, encerrado em março, para 7,6%, ante 7,3%.
Outro fator que está ajudando a economia indiana é o acesso ao petróleo russo a preços mais baixos, com as importações aumentando desde a invasão da Ucrânia em fevereiro de 2022.
O Ministério do Comércio e Indústria da Índia informa que o país importou cerca de 31 milhões de toneladas de petróleo bruto russo no mesmo ano da invasão. Isso é mais de 8 vezes o valor do ano anterior.
As importações de petróleo russo pela Índia aumentaram novamente no ano passado, atingindo cerca de 82 milhões de toneladas.
O petróleo russo é comparativamente mais barato do que outros tipos de petróleo nos mercados internacionais, dando à Índia acesso a energia a preços mais baixos.
A Índia adotou uma postura neutra em relação à invasão da Rússia à Ucrânia, nem apoiando nem denunciando. Mas ao mesmo tempo, tem fortalecido as relações econômicas com a Rússia.
- Primeiro-ministro do Japão quer dobrar verbas para revitalização - 9 de novembro de 2024 5:57 am
- Putin parabeniza Trump e demonstra abertura para diálogo com Japão - 9 de novembro de 2024 5:50 am
- Lucro da Mazda cai com altos custos nos EUA - 9 de novembro de 2024 5:45 am