19 C
Kóka
domingo, 20 abril, 2025 3:45: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Painel do governo japonês propõe novo método para remoção de detritos nucleares de Fukushima

Proposta visa enfrentar um dos desafios mais difíceis na desativação da usina nuclear danificada de Fukushima Daiichi.

Tóquio, Japão, 9 de março de 2024 – Um órgão do governo japonês propôs o uso de um novo método para a remoção de detritos nucleares, considerado o passo mais desafiador na desativação da usina nuclear de Fukushima Daiichi.

Um painel de especialistas da Corporação de Facilitação de Compensação por Danos Nucleares e Desativação divulgou sua proposta na sexta-feira (8). O órgão fornece consultoria técnica à operadora da usina, a Tokyo Electric Power Company (TEPCO).

Estima-se que cerca de 880 toneladas de detritos nucleares permaneçam nos reatores No.1 a No.3 da usina, que sofreu fusões nucleares após o terremoto e tsunami massivos em 11 de março de 2011.

Ainda não se sabe quando a retirada dos detritos começará, pois a TEPCO ainda não decidiu qual método usar.

O governo e a TEPCO permanecem comprometidos com seu plano de concluir a desativação da usina até 2051.

O painel sugere que o principal método para remover os detritos não envolva o preenchimento dos reatores e seus vasos de contenção com água. O inconveniente desse procedimento é o alto risco de exposição à radiação.

Portanto, o painel recomenda combinar isso com outro método que utilize cimento ou outros materiais para cobrir os detritos, a fim de evitar a disseminação de substâncias radioativas durante o processo de remoção.

O painel é liderado por Fuketa Toyoshi, ex-presidente da Autoridade de Regulação Nuclear do governo.

Ele afirmou que, embora o novo método ainda esteja em estágio de pesquisa e desenvolvimento, o painel não pode ficar parado, considerando o cronograma de desativação.

A TEPCO afirma que levará até dois anos para estudar a viabilidade da proposta.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img