1.6 C
Kóka
sexta-feira, 22 novembro, 2024 12:01: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Painel da ONU: Coreia do Norte obtém metade da receita em moeda estrangeira através de atividades cibernéticas criminosas

Relatório destaca uso de "meios cibernéticos ilícitos" para financiar programas de armas de destruição em massa.

Genebra, Suíça, 22 de março de 2024 – Um painel de especialistas das Nações Unidas afirmou que a Coreia do Norte realiza atividades cibernéticas “maliciosas” para obter cerca de metade de sua receita em moeda estrangeira.

O painel, sob o comitê de sanções do Conselho de Segurança, fez a alegação em seu relatório anual divulgado na quarta-feira. Citou informações de um estado membro da ONU.

O painel afirma que outro estado membro da ONU relatou que a Coreia do Norte financia 40 por cento de seus programas de armas de destruição em massa usando “meios cibernéticos ilícitos”. Os monitores da ONU pedem aos estados membros que tomem medidas preventivas.

O relatório destaca que Pyongyang continua a evitar sanções e a adquirir moeda estrangeira por meio de uma variedade de métodos, especialmente ataques cibernéticos à indústria de ativos virtuais.

O painel diz estar investigando alegações de que a Coreia do Norte roubou aproximadamente 3 bilhões de dólares entre 2017 e 2023 por meio de ataques cibernéticos a empresas relacionadas a criptomoedas.

O relatório afirma que o painel está investigando o suposto fornecimento de armas da Coreia do Norte para a Rússia. Tais transferências violariam as resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

O painel também diz estar investigando um relatório de que o grupo terrorista islâmico Hamas está usando armas da Coreia do Norte em sua luta contínua contra Israel.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img