Genebra, Suíça – 20 de março de 2024 – A agência meteorológica das Nações Unidas afirmou que a temperatura média global em 2023 foi a mais alta registrada na história.
A Organização Meteorológica Mundial, ou OMM, divulgou na terça-feira (19), um relatório sobre o estado do clima global em 2023.
O relatório indica que a temperatura média global próxima à superfície em 2023 foi cerca de 1,45 graus Celsius acima da linha de base pré-industrial. Foi o ano mais quente em 174 anos de registro observacional.
A OMM também alerta que mais de 90 por cento dos oceanos experimentaram condições de “ondas de calor marinho” em 2023. As altas temperaturas têm um impacto negativo profundo nos ecossistemas marinhos e nos recifes de coral.
O relatório indica que tanto o gelo marinho do Ártico quanto do Antártico encolheram no ano passado. Em fevereiro, a extensão do gelo marinho antártico atingiu um recorde baixo desde o início da observação por satélite.
Os países estabeleceram uma meta sob o Acordo de Paris para limitar o aumento da temperatura média global a 1,5 graus Celsius acima dos níveis pré-industriais.
O relatório destaca que eventos climáticos extremos, como enchentes e calor intenso, tiveram um impacto significativo em muitas partes do mundo, e aponta para a escassez de financiamento para atingir a meta.
A Secretária-Geral da OMM, Celeste Saulo, afirmou: “Nunca estivemos tão perto – embora temporariamente no momento” do limite de 1,5 graus. Ela acrescentou: “A crise climática é o desafio definidor que a humanidade enfrenta”.
- Novo reator nuclear francês é conectado à rede elétrica - 23 de dezembro de 2024 4:32 am
- Islândia tem presidente e premiê mulheres pela primeira vez - 23 de dezembro de 2024 4:26 am
- Japão ampliará uso de IA generativa em escolas - 23 de dezembro de 2024 4:21 am