Tóquio, Japão – 19 de março de 2024 – A Tokyo Electric Power Company divulgou imagens preocupantes capturadas dentro do reator da usina nuclear de Fukushima Daiichi, revelando objetos em forma de pontas de gelo que podem conter detritos de combustível nuclear.
As imagens foram tiradas dentro do vaso de contenção do reator número 1, que sofreu um derretimento em decorrência do terremoto e tsunami de 2011. Essa divulgação faz parte dos esforços da empresa para entender melhor a situação dentro dos reatores afetados.
Uma das imagens mostra objetos em forma de pontas de gelo pendurados na parte superior de equipamentos que haviam caído do fundo do vaso de pressão.
No ano passado, a empresa utilizou um robô para examinar sob a superfície da água que havia se acumulado no fundo do vaso de contenção do reator número 1. Na ocasião, foram avistados objetos que aparentavam ser detritos de combustível nuclear.
Esta é a primeira vez que objetos que podem conter detritos foram vistos acima da água.
Dados coletados de pesquisas anteriores e simulações indicam que há aproximadamente 880 toneladas de detritos de combustível dentro dos reatores números 1, 2 e 3, todos os quais sofreram derretimentos. Acredita-se que o reator número 1 tenha a maior quantidade de detritos no fundo de seu vaso de contenção.
A empresa planeja analisar as imagens para estudar formas de coletar os detritos e tomar outras medidas necessárias para lidar com essa situação preocupante.
- Trump escolhe ex-embaixador DeSombre para Assuntos do Leste Asiático - 13 de março de 2025 4:19 am
- Ex-presidente das Filipinas é transferido para o Tribunal de Haia - 13 de março de 2025 4:12 am
- Grupo separatista sequestra trem com mais de 400 passageiros - 13 de março de 2025 4:08 am