Sanaa, Iêmen – 03 de Março de 2024 – O governo interino do Iêmen anunciou que um navio de carga, previamente atacado pelo grupo terrorista Houthi, afundou. Relatos locais e de outras fontes indicam que este é o primeiro caso de um navio naufragando após ser atingido pelos houthis. O incidente ocorreu no mês passado no Golfo de Aden, conectado ao Mar Vermelho.
A mídia informa que o navio, de bandeira de Belize, transportava fertilizantes quando foi atacado por mísseis. Todos os membros da tripulação conseguiram evacuar em segurança, mas óleo está vazando da embarcação para o oceano. O governo interino afirma que os ataques dos houthis estão resultando em contaminação ambiental.
Os houthis, apoiados pelo Irã, afirmam solidariedade com o grupo terrorista Hamas em Gaza e têm atacado repetidamente embarcações no Mar Vermelho desde novembro passado.
A área é uma rota de navegação vital, e os ataques estão forçando o desvio de muitos navios, causando interrupções nas cadeias de abastecimento globais.
- Primeiro-ministro japonês parabeniza Trump e planeja reunião - 7 de novembro de 2024 2:55 pm
- Nascimentos no Japão podem cair abaixo de 700 mil em 2024 - 7 de novembro de 2024 2:50 pm
- 60% das cidades japonesas não possuem maternidades - 7 de novembro de 2024 2:41 pm