Tóquio, Japão, 28 de março de 2024 (NHK) – A agência espacial dos EUA, NASA, escolheu um instrumento desenvolvido por uma equipe internacional, incluindo a Universidade de Tóquio, para ser implantado na superfície da lua em uma missão Artemis.
A NASA anunciou na terça-feira (26), sua seleção de instrumentos a serem usados no projeto de exploração lunar Artemis.
O projeto internacional liderado pelos Estados Unidos visa colocar astronautas de volta à lua em 2026 pela primeira vez em cerca de meio século desde o programa Apollo. O Japão está participando do projeto.
O grupo de pesquisa internacional liderado pelo Professor Miyamoto Hideaki, da Universidade de Tóquio, está desenvolvendo o Analisador Dieletrico Lunar, projetado para medir a capacidade do regolito de propagar um campo elétrico.
O instrumento reunirá informações essenciais sobre a estrutura do subsolo lunar e ajudará na busca por voláteis lunares, especialmente gelo. Acredita-se que a água exista na forma sólida de gelo na região polar sul da lua.
Miyamoto disse estar surpreso e feliz ao ouvir a notícia da seleção. Ele afirmou que é tão emocionante pensar que os astronautas levarão o instrumento da equipe para a lua que não consegue dormir à noite.
- Empresas japonesas pessimistas sobre economia chinesa - 22 de novembro de 2024 9:39 am
- Preços de novos apartamentos em Tóquio batem recorde - 22 de novembro de 2024 9:13 am
- O Sul em Cima 36/2024 traz Danny Calixto e Marcos Delfino à Rádio Shiga - 22 de novembro de 2024 4:00 am