6 C
Kóka
sexta-feira, 22 novembro, 2024 12:27: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Muitas empresas japonesas concordam com demandas sindicais por aumentos salariais

Negociações anuais de salários no Japão parecem favorecer os trabalhadores, com grandes empresas concordando com demandas sindicais por aumentos.

Tóquio, Japão – 13 de março de 2024 – As negociações salariais anuais no Japão parecem estar favorecendo os trabalhadores, com algumas das maiores empresas do país concordando, nesta quarta-feira (13), com as demandas sindicais por aumentos.

A Toyota Motor concedeu aos funcionários exatamente o que eles solicitaram pelo quarto ano consecutivo. O sindicato da maior montadora de automóveis do Japão pediu um aumento mensal de pouco mais de 28.000 ienes, ou cerca de 190 dólares. A Toyota também concordou com um pagamento de bônus recorde de 7,6 salários mensais.

A líder do setor, Nippon Steel, foi além, oferecendo um aumento salarial mensal de quase 240 dólares, ou mais do que o sindicato queria.

A empresa está em meio a uma tentativa de adquirir o rival global US Steel e afirmou que precisa dos melhores talentos para enfrentar desafios tanto no país quanto no exterior.

O gigante da eletrônica e tecnologia Hitachi atendeu à demanda de seu sindicato de aumentar o salário base mensal em 13.000 ienes, ou cerca de 90 dólares. Esse é o maior aumento desde 1998.

O Economista-Chefe do Instituto de Pesquisa Dai-ichi Life, Kumano Hideo, projeta que os aumentos salariais médios neste ano ficarão na casa dos 4%. Esse número é maior do que o do ano passado, que foi o mais alto em cerca de três décadas.

Ele afirmou que muitas pequenas e médias empresas disseram que poderiam perder clientes se aumentassem os preços de produtos ou serviços. Ele acrescentou que essas empresas podem agora aumentar os preços porque os funcionários das grandes corporações terão mais dinheiro para gastar.

Kumano destaca que o próximo passo crucial é ver se as empresas menores terão coragem para também aumentar os salários, mesmo que seus negócios estejam enfrentando dificuldades.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img