Nova Delhi, Índia, 30 de março de 2024 (Hindustime) – O Ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, realizou sua primeira visita à Índia desde a invasão russa. Ele busca avançar na relação com a Índia em um momento em que Moscou intensifica sua ofensiva na Ucrânia.
Kuleba iniciou sua visita de dois dias na quinta-feira (28), quando prestou homenagem a Mahatma Gandhi em um memorial.
Na sexta-feira (29), Kuleba se encontrou com seu homólogo indiano, Subrahmanyam Jaishankar. Antes da reunião, Kuleba disse nas redes sociais que discutiriam um plano para encerrar o conflito, baseando-se em um diálogo entre os líderes de seus países.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, propôs uma “Fórmula da Paz” que prevê a retirada das forças russas. E Kyiv espera realizar uma conferência de paz de líderes mundiais, excluindo a Rússia, nos próximos meses.
A Ucrânia também busca apoio da Índia e de outros países emergentes e em desenvolvimento, coletivamente conhecidos como o Sul Global.
No entanto, a Índia adotou uma posição neutra no conflito. O país tem aumentado as importações de petróleo russo, e a Rússia tem sido há muito tempo seu principal fornecedor de armas.
O Primeiro-Ministro indiano, Narendra Modi, tem defendido o diálogo entre Moscou e Kyiv na tentativa de desempenhar um papel de mediador no conflito.
- Zelenskyy condena ataque russo à rede de energia na Ucrânia - 26 de dezembro de 2024 12:17 pm
- Japan Airlines sofre ataque cibernético e enfrenta atrasos - 26 de dezembro de 2024 12:02 pm
- Trabalhadores são resgatados em obra da BYD chinesa no Brasil - 26 de dezembro de 2024 11:57 am