Tóquio, Japão, 6 de março de 2024 – O Ministério da Saúde do Japão anunciou oficialmente nesta terça-feira (5), a aprovação do medicamento oral contra o coronavírus, Xocova, desenvolvido pela empresa farmacêutica japonesa Shionogi.
O painel de especialistas do ministério confirmou a eficácia do medicamento e determinou que não há preocupações sérias com a segurança em uma reunião na noite de segunda-feira (4).
O Xocova pode ser administrado a pacientes, mesmo àqueles com baixo risco de ficarem gravemente doentes, a partir do momento em que apresentam sintomas leves.
O medicamento recebeu autorização de uso emergencial em novembro de 2022. Foi a primeira vez que o ministério utilizou um sistema que permite a aprovação rápida de medicamentos.
O sistema permite a autorização rápida de medicamentos que são desenvolvidos rapidamente quando doenças infecciosas estão se espalhando, com a condição de que se espera que sejam eficazes.
O ministério havia solicitado à Shionogi que enviasse dados adicionais sobre a eficácia do medicamento dentro de um ano, como parte de sua aplicação para aprovação nos procedimentos normais.
Após a solicitação, a Shionogi enviou dados adicionais ao ministério em junho de 2023.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm