Minamisanriku, Província de Miyagi, Japão, 2 de março de 2024 – O prefeito da cidade de Minamisanriku, na Província de Miyagi, duramente atingida pelo terremoto e tsunami de 2011, anunciou que um prédio da prefeitura da cidade, onde mais de 40 pessoas perderam a vida, será preservado como local memorial.
O tsunami, que ocorreu há 13 anos, em 11 de março, engolfou o prédio de preparação para desastres da cidade e matou 43 pessoas, incluindo funcionários municipais.
Opiniões estavam divididas entre familiares enlutados e moradores sobre se o prédio deveria ser preservado ou demolido. Isso resultou na transferência da propriedade da estrutura restante da cidade para a prefeitura em 2015. O acordo colocou a prefeitura responsável pela manutenção e gestão do local até 2031.
Na sexta-feira (1), o prefeito Sato Jin disse aos repórteres que a cidade deveria manter e gerenciar o prédio para transmitir a experiência do desastre às gerações futuras. Ele acrescentou que preservar a estrutura é a única opção.
Ele afirmou que a prefeitura devolverá a propriedade à cidade no final de junho e que havia comunicado a decisão a algumas das famílias enlutadas.
Sato disse que vem pensando sobre como lidar com o problema nos últimos 13 anos. Ele acrescentou que muitas pessoas visitam o prédio para educação em preparação para desastres e é inimaginável que a estrutura não exista no local atual.
- JEBRA Japão 2025 anuncia apresentação do renomado artista mato-grossense Henrique Maluf - 23 de fevereiro de 2025 11:53 am
- JEBRA 2025 apresenta a maior festa gastronômica brasileira em Shizuoka! - 23 de fevereiro de 2025 11:39 am
- Danilo Ozahata fala sobre a inauguração da academia Fit One em Shiga - 23 de fevereiro de 2025 10:56 am