Tóquio, Japão, 2 de março de 2024 – Quatro parlamentares seniores do Partido Liberal Democrata (PLD) do Japão compareceram diante de uma comissão de ética da Câmara Baixa, em meio a um escândalo político envolvendo suspeitas de irregularidades financeiras.
Dezenas de legisladores de facções no principal partido governista são acusados de não declarar adequadamente a receita de angariações de fundos e de receber propinas por exceder cotas de vendas de ingressos em eventos.
A maioria deles pertencia à maior facção do PLD, que foi liderada pelo falecido Primeiro-Ministro Abe Shinzo.
Os quatro parlamentares que compareceram perante o conselho na sexta-feira (1), todos ocuparam o cargo de secretário-geral da facção.
Todos negaram qualquer envolvimento no manuseio do dinheiro arrecadado em eventos de angariação de fundos.
Entre eles está o ex-ministro da Educação Shionoya Ryu, que afirmou que a prática contábil, provavelmente, começou há mais de duas décadas, mas ele não sabe exatamente como.
Ele disse que a facção decidiu parar de oferecer propinas em 2022 sob a instrução de Abe, mas a prática ainda continuou.
Shionoya disse: “Entendo que, após a trágica morte do ex-Primeiro-Ministro Abe, muitos membros ainda queriam receber propinas. Portanto, a facção continuou a prática com base em seus pedidos sem reconhecer que não era legal.”
Parlamentares da oposição pressionaram os quatro membros sobre se Abe estava ciente de que os fundos não estavam sendo devidamente declarados em relatórios oficiais.
Shionoya disse que não acredita que alguém tenha ouvido falar de fundos não relatados.
O ex-Secretário-Chefe do Gabinete, Matsuno Hirokazu, enfatizou que suas funções como secretário-geral não incluíam a gestão de fundos.
Ele disse ao conselho que não merece ser responsabilizado por não conseguir supervisionar adequadamente.
- Primeiro-ministro do Japão quer dobrar verbas para revitalização - 9 de novembro de 2024 5:57 am
- Putin parabeniza Trump e demonstra abertura para diálogo com Japão - 9 de novembro de 2024 5:50 am
- Lucro da Mazda cai com altos custos nos EUA - 9 de novembro de 2024 5:45 am