0.9 C
Kóka
segunda-feira, 23 dezembro, 2024 3:55: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Kremlin anuncia detenções após número de mortes em ataque na Rússia ultrapassar 130

Presidente russo declara dia de luto nacional após tragédia em sala de concertos próxima a Moscou.

Moscou, Rússia, 24 de março de 2024 – O presidente russo Vladimir Putin anunciou que as quatro pessoas diretamente envolvidas no ataque a tiros em uma sala de concertos perto de Moscou foram detidas. O ataque resultou na morte de pelo menos 133 pessoas, levando Putin a declarar o dia 24 de março como um dia de luto nacional.

Em um discurso televisionado, Putin condenou veementemente o que chamou de “ato terrorista sangrento e bárbaro”. Ele afirmou que os quatro suspeitos tentaram escapar para a Ucrânia e que preparativos foram feitos para atravessar a fronteira.

As autoridades relatam que várias pessoas vestidas com uniformes de camuflagem invadiram o local antes do início do concerto. A agência de notícias RIA Novosti informou que pelo menos três pessoas abriram fogo e que explosivos foram detonados.

Um legislador russo afirmou anteriormente que dois dos agressores foram detidos na região oeste de Bryansk. Ele disse que uma arma, munição e passaportes do Tajiquistão foram encontrados em seu veículo.

O grupo terrorista Estado Islâmico afirmou ter sido responsável pelo ataque, enquanto a Ucrânia nega qualquer envolvimento.

Imagens divulgadas na Rússia mostram investigadores examinando armas e munições encontradas no local do crime. Acredita-se que os atiradores tenham aberto fogo com armas automáticas antes de espalhar líquido inflamável e incendiar a sala.

A porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, Adrienne Watson, postou um comentário no site de mídia social X, dizendo que Washington tinha informações sobre um ataque planejado em Moscou. Ela afirmou que isso levou o Departamento de Estado a emitir um aviso aos americanos na Rússia.

Ela também disse que o governo dos EUA compartilhou as informações com a Rússia, em conformidade com sua política de “dever de alerta”, de longa data.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img