Fukushima, Japão – 12 de março de 2024 – O Primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, compareceu a uma cerimônia na Prefeitura de Fukushima para marcar o 13º aniversário do Grande Terremoto e Tsunami do Leste do Japão nesta segunda-feira (11).
Ele observou um momento de silêncio às 14h46, horário exato em que o terremoto de magnitude 9.0 atingiu a costa do Pacífico da região de Tohoku.
Em seu discurso, o primeiro-ministro destacou que o terremoto, o tsunami e o acidente na usina nuclear de Fukushima Daiichi mudaram a vida de muitas pessoas na província. Ele expressou condolências àqueles que perderam familiares e amigos.
Kishida afirmou também que respostas de médio a longo prazo são necessárias para a reconstrução após um desastre nuclear.
Ele acrescentou que o governo continuará liderando esforços para descomissionar a usina de forma segura e estável. Observou ainda que ajudará os evacuados a retornarem para suas casas e a revitalizar as indústrias locais e os meios de subsistência das pessoas.
Kishida destacou que os residentes de Fukushima têm fornecido apoio caloroso e reconfortante, com base em suas experiências, para aqueles afetados pelo poderoso terremoto que atingiu a Península de Noto na Prefeitura de Ishikawa no Dia de Ano Novo.
O primeiro-ministro prometeu que o governo garantirá que as lições aprendidas com esses eventos não sejam esquecidas e serão utilizadas para responder a desastres naturais e construir um país resiliente a desastres.
- Empresas japonesas pessimistas sobre economia chinesa - 22 de novembro de 2024 9:39 am
- Preços de novos apartamentos em Tóquio batem recorde - 22 de novembro de 2024 9:13 am
- O Sul em Cima 36/2024 traz Danny Calixto e Marcos Delfino à Rádio Shiga - 22 de novembro de 2024 4:00 am