Tóquio, Japão, 30 de março de 2024 (NHK) – As autoridades de imigração do Japão iniciarão um teste de um novo sistema destinado a impedir que terroristas entrem no país e facilitar os procedimentos de imigração, através da triagem de visitantes estrangeiros antes da partida.
A Agência de Serviços de Imigração começará a adoção experimental do sistema de pré-verificação no próximo ano fiscal, que se inicia em abril.
Segundo o sistema, as companhias aéreas fornecerão aos oficiais de imigração dados, incluindo informações do passaporte, sobre viajantes estrangeiros com destino ao Japão durante o processo de check-in nos aeroportos.
Os oficiais de imigração cruzarão as informações com um banco de dados.
Visitantes estrangeiros sinalizados como terroristas, que cumpriram pena de um ano ou mais no Japão ou em outro lugar, ou que foram acusados de estadias ilegais no Japão podem não ser autorizados a entrar no país.
As companhias aéreas serão notificadas, podendo então decidir se permitem que os turistas embarquem em seus voos.
Autoridades da agência afirmam que em alguns anos, cerca de 10.000 visitantes estrangeiros foram negados entrada no Japão ao chegar. Aqueles que se recusam a retornar aos seus países são deportados às custas do Estado.
Aproximadamente 25,8 milhões de estrangeiros vieram ao Japão no ano passado, cerca de 80% dos níveis pré-pandemia. Os procedimentos de imigração tornaram-se congestionados como resultado.
Os Estados Unidos, a Coreia do Sul e outros países já introduziram o sistema.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm