Banda Aceh, Indonésia – 12 de março de 2024 – Nesta segunda-feira (11), moradores da província indonésia de Aceh, que foi atingida pelo tsunami do Oceano Índico em 2004, realizaram uma cerimônia para lembrar as vítimas do terremoto e tsunami de 2011 no nordeste do Japão.
A província perdeu mais de 160.000 vidas no tsunami de 2004 e tem interagido com municípios e organizações na região de Tohoku, no Japão, desde o desastre de 11 de março de 2011.
Aproximadamente 40 pessoas, incluindo aquelas que já visitaram a região atingida pelo desastre no Japão, compareceram à cerimônia realizada na capital provincial de Banda Aceh para oferecer orações silenciosas.
Uma mulher que estudava em Kyoto na época falou sobre sua experiência em ajudar a servir refeições quentes na cidade de Minamisanriku, atingida pelo tsunami, na província de Miyagi.
Ela disse que os sobreviventes pareciam traumatizados e que interagia com as crianças o máximo possível. Ela lembrou que queria fazer tudo o que podia para ajudá-los.
Outro participante que estudou anteriormente no Japão disse que Japão e Aceh compartilham as mesmas tristezas e devem trabalhar juntos para superá-las.
Em Aceh, cerca de 30% da população nasceu após o ano do tsunami do Oceano Índico. Assim como no Japão, transmitir lições para a geração mais jovem representa um desafio.
Rahmadhani Sulaiman, funcionário do governo provincial de Aceh que visitou as regiões atingidas pelo desastre no nordeste do Japão, incluindo Miyagi, disse que a memória das pessoas é curta e é importante lembrar o passado, assim como fizeram na cerimônia.
Ele disse que é responsabilidade deles transmitir as memórias para a próxima geração, fortalecendo os laços de solidariedade e compaixão entre as comunidades afetadas por desastres naturais.
- EUA impõem novas taxas a navios chineses em seus portos - 19 de abril de 2025 11:15 am
- Zelenskyy acusa China de fornecer armas à Rússia - 19 de abril de 2025 9:59 am
- Presidente do Irã evita críticas aos EUA em discurso - 19 de abril de 2025 9:52 am