10.4 C
Kóka
quinta-feira, 17 outubro, 2024 6:01: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Guarda Costeira da China invade pela primeira vez em ‘águas proibidas’ de Taiwan

Em meio a crescente tensão, navios da Guarda Costeira da China adentram o que Taiwan chama de "águas proibidas" perto das Ilhas Kinmen, controladas efetivamente por Taiwan.

Taipei, Taiwan – 16 de março de 2024 – Navios da Guarda Costeira da China invadiram o que Taiwan chama de “águas proibidas” próximas às Ilhas Kinmen, controladas efetivamente por Taiwan. Segundo a mídia taiwanesa, é a primeira vez que navios da Guarda Costeira da China, subordinados ao comando militar do país, adentram essas águas.

A Guarda Costeira chinesa relatou em seu site na sexta-feira (15), que realizou patrulhas nas águas próximas às ilhas com base na lei chinesa. Foi postada uma fotografia da área com uma linha vermelha indicando uma rota de navegação.

A Agência Central de Notícias de Taiwan disse que a rota está desenhada dentro do que Taiwan declara como águas proibidas e restritas. A mídia local de Taiwan relatou que quatro navios da Guarda Costeira da China entraram nessas águas proibidas pela primeira vez. Anteriormente, em fevereiro, um navio de vigilância marítima chinês também foi avistado na região.

A China está exigindo que Taiwan se desculpe e assuma a responsabilidade por um incidente envolvendo um barco de pesca chinês perto das Ilhas Kinmen em 14 de fevereiro. Dois pescadores chineses morreram após seu barco virar enquanto era perseguido pela guarda costeira de Taiwan.

A Guarda Costeira da China anunciou que continuará a fortalecer suas patrulhas para a aplicação da lei, sugerindo mais navegação chinesa dentro das águas disputadas. A China está aumentando a pressão sobre o governo de Taiwan, liderado pelo Partido Democrático Progressista.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img