0.9 C
Kóka
sexta-feira, 22 novembro, 2024 1:24: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Guarda Costeira da China intensifica atividades perto das Ilhas Kinmen após acidente fatal

Aumento da presença chinesa levanta preocupações sobre tensões na região.

Kinmen Islands, Taiwan – 03 de Março de 2024 – Segundo a NHK, a Guarda Costeira da China, aparentemente, intensificou suas atividades perto das Ilhas Kinmen, controladas efetivamente por Taiwan, desde o acidente fatal com um barco de pesca no mês passado.

Entrevistas com fontes informadas e dados de localização enviados por embarcações mostram que pelo menos sete navios chineses estão navegado em ou ao redor do que Taiwan chama de “águas proibidas” ou “águas restritas” desde o acidente em 14 de fevereiro.

Dois pescadores chineses morreram após o naufrágio de seu barco enquanto eram perseguidos pela guarda costeira de Taiwan.

Dados de localização mostram que sete navios da Guarda Costeira chinesa estiveram alternando a navegação ao redor das ilhas entre 15 de fevereiro e domingo (3).

Em 26 de fevereiro, quatro navios entraram nas águas restritas e navegaram ao longo da fronteira das águas proibidas mais próximas das ilhas.

Além dos sete navios, outra embarcação, acredita-se pertencer às autoridades chinesas, navegou nas águas proibidas.

Um membro do gabinete taiwanês revelou que cinco das embarcações das autoridades chinesas passaram por essas águas sem permissão naquele dia.

Após o acidente, a Guarda Costeira chinesa disse que intensificará a patrulha perto das ilhas.

Os números de identificação das embarcações sugerem que três dos sete navios parecem estar equipados com artilharia. Acredita-se que também tenham entrado nas águas japonesas perto das Ilhas Senkaku, na província de Okinawa.

O Japão controla as Ilhas Senkaku. China e Taiwan as reivindicam. O governo japonês mantém que as ilhas são parte inerente do território do Japão, em termos históricos e de direito internacional. Afirma que não há questão de soberania a ser resolvida sobre elas.

A professora Momma Rira do Instituto de Estudos Mundiais da Universidade Takushoku diz que a China parece estar aproveitando o acidente para aumentar a pressão sobre Taiwan.

Momma também diz que Pequim está tentando negar a existência das zonas designadas por Taiwan ao redor das Ilhas Kinmen e reivindicá-las para si mesma.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img