Fukuoka, Japão, 28 de março de 2024 (NHK) – A polícia na prefeitura japonesa ocidental de Fukuoka se tornou a primeira do país a oferecer testes para habilitação de motorista comercial em idiomas estrangeiros.
Testes escritos com perguntas em inglês, chinês, vietnamita e nepalês foram introduzidos na quarta-feira (27), em quatro centros de habilitação de motoristas na prefeitura. A polícia de Fukuoka informou que até o momento não houve candidatos.
As perguntas do teste foram elaboradas pela polícia da prefeitura, com base em exemplos fornecidos pela Agência Nacional de Polícia.
Dispositivos que permitem intercâmbio em 134 idiomas também foram instalados nos centros de habilitação.
Funcionários de um centro na cidade de Iizuka demonstraram como o dispositivo funciona.
Inada Koichi, da sede da Polícia da Prefeitura de Fukuoka, disse que estão trabalhando para possibilitar que estrangeiros façam os testes de forma tranquila.
Ele afirmou que, para garantir a imparcialidade, tomarão medidas para evitar discrepâncias entre os testes administrados em diferentes idiomas.
O Japão enfrenta uma escassez crônica de motoristas de ônibus e táxi. Um limite nas horas de trabalho dos motoristas, que será imposto a partir de abril, deverar piorar o problema.
O governo japonês está prestes a decidir em breve sobre a inclusão de “condução de veículos comerciais” em seu programa de trabalhadores especializados especificados, que visa atrair trabalhadores estrangeiros para setores enfrentando escassez de mão de obra.
- Trump escolhe ex-embaixador DeSombre para Assuntos do Leste Asiático - 13 de março de 2025 4:19 am
- Ex-presidente das Filipinas é transferido para o Tribunal de Haia - 13 de março de 2025 4:12 am
- Grupo separatista sequestra trem com mais de 400 passageiros - 13 de março de 2025 4:08 am