Kushimoto, Prefeitura de Wakayama, Japão – 13 de março de 2024 – O foguete Kairos, da empresa japonesa Space One, explodiu poucos segundos após o lançamento de um local de lançamento em Kushimoto Town, na Prefeitura de Wakayama, nesta quarta-feira (13), pouco depois das 11h.
A Space One informou que abortou o voo. O foguete de combustível sólido, que carregava um pequeno satélite, aparentemente desenvolveu um problema. A empresa está conduzindo uma análise detalhada da falha.
Os serviços de emergência locais afirmam que não houve relatos de feridos.
O foguete estava programado para colocar um pequeno satélite em órbita terrestre a uma altitude de 500 quilômetros, cerca de 50 minutos após o lançamento.
Se bem-sucedida, a Space One se tornaria a primeira empresa privada japonesa a alcançar tal feito por conta própria.
O satélite foi desenvolvido pelo Centro de Inteligência por Satélite do Gabinete. Autoridades do centro disseram que pediram à empresa para confirmar a situação atual e determinar a causa do lançamento fracassado. Eles classificaram a perda do satélite como extremamente lamentável.
As autoridades afirmaram que o satélite foi projetado para realizar experimentos para verificar se seria capaz de substituir satélites existentes de coleta de informações. Eles disseram que o lançamento fracassado, provavelmente, não terá um grande impacto na capacidade de coleta de informações do Japão.
- FAB intercepta avião do Peru com drogas no espaço aéreo brasileiro - 4 de fevereiro de 2025 9:52 am
- Japão emite alerta para a onda de frio mais intensa do inverno - 4 de fevereiro de 2025 8:37 am
- EUA e México firmam acordo para adiar tarifas por um mês - 4 de fevereiro de 2025 8:31 am