Manila, Filipinas – 26 de março de 2024 (Philippine News Agency) – O ministro das Relações Exteriores das Filipinas realizou conversas com seu homólogo indiano em Manila, após confrontos recentes entre navios chineses e filipinos no Mar da China Meridional.
Os dois diplomatas concordaram em fortalecer a cooperação em segurança marítima entre seus países na terça-feira (26).
Manila está tentando conter a China, que adotou uma postura mais agressiva nas águas disputadas.
O secretário de Relações Exteriores das Filipinas, Enrique Manalo, disse que os dois países “estão tendo discussões extensas regularmente sobre cooperação na defesa.”
O ministro das Relações Exteriores da Índia, Subrahmanyam Jaishankar, disse que concordaram que a região deve aderir a uma ordem baseada em regras.
Na segunda-feira (25), um navio da guarda costeira indiana chegou a Manila para uma escala de três dias.
Manila relata que duas vezes neste mês, navios da guarda costeira chinesa dispararam canhões de água contra navios de reabastecimento filipinos, causando ferimentos entre a tripulação. As Filipinas convocaram um diplomata chinês para protestar contra o que chamou de ações agressivas de Pequim.
As relações entre Índia e China também se deterioraram. Os dois países têm discordado sobre uma região de fronteira disputada no Himalaia.
Então, em janeiro, a China anunciou que estava fortalecendo seus laços com as Maldivas, em uma tentativa de expandir sua presença no Oceano Índico. Índia e China têm competido por influência sobre a nação insular.
- Primeiro-ministro japonês parabeniza Trump e planeja reunião - 7 de novembro de 2024 2:55 pm
- Nascimentos no Japão podem cair abaixo de 700 mil em 2024 - 7 de novembro de 2024 2:50 pm
- 60% das cidades japonesas não possuem maternidades - 7 de novembro de 2024 2:41 pm