Okinawa, Japão – 16 de março de 2024 – Um investigador federal dos Estados Unidos afirmou que é altamente provável que artefatos recentemente devolvidos à Prefeitura de Okinawa tenham sido saqueados nos últimos dias da Segunda Guerra Mundial.
O Agente Especial do FBI Geoffrey Kelly explicou em um vídeo online na sexta-feira (15), como os 22 itens foram encontrados e devolvidos.
Entre os artefatos, estão retratos de monarcas do Reino Ryukyu, que existiu no que hoje é Okinawa, além de um mapa do reino.
Kelly disse que uma família no estado oriental dos Estados Unidos, Massachusetts, notificou o Escritório de Campo do FBI em Boston que encontraram “alguns itens únicos” no sótão enquanto organizavam os pertences de seu falecido pai.
A família fez uma pequena pesquisa e determinou que alguns itens estavam no Arquivo Nacional de Arte Roubada do FBI.
Kelly disse que uma carta datilografada foi encontrada com os artefatos e “foi imediatamente aparente, ao ler esta carta, que esses itens foram coletados em Okinawa nos últimos dias da Segunda Guerra Mundial e, portanto, muito provavelmente foram saqueados.”
Ele disse que trabalhou com especialistas em arte para verificar os ativos culturais e acrescentou: “É um momento emocionante quando você vê o pergaminho se desenrolar na sua frente.”
O FBI elogiou a família por fazer o que é certo. Seu pai era um veterano da Segunda Guerra Mundial, mas não serviu no teatro do Pacífico.
Em 2001, Okinawa pediu ao FBI que procurasse por ativos culturais que haviam sido retirados da prefeitura.
Em março do ano passado, a prefeitura foi informada pelo Ministério das Relações Exteriores do Japão que os 22 itens haviam sido encontrados nos Estados Unidos.
A existência de um retrato de um rei Ryukyu nunca foi confirmada no Japão.
- Tropas norte-coreanas enfrentam escassez de água na Rússia - 28 de dezembro de 2024 4:03 am
- Ex-primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, morre aos 92 anos - 28 de dezembro de 2024 3:59 am
- Japão aprova orçamento recorde para o ano fiscal de 2025 - 27 de dezembro de 2024 2:45 pm