Seul, Coreia do Sul – 03 de Março de 2024 – As forças militares dos Estados Unidos e da Coreia do Sul estão programadas para iniciar seus exercícios conjuntos regulares na segunda-feira. Eles simularão emergências na Península Coreana.
Os militares realizarão os exercícios Freedom Shield na Coreia do Sul por 11 dias, até 14 de março.
Está planejado que sejam realizados 48 exercícios de campo, aproximadamente o dobro do número do Freedom Shield na primavera do ano passado. Os exercícios incluirão bombardeios, tiros reais e interceptação de mísseis de cruzeiro. Eles afirmam que os exercícios são projetados para lidar com uma ameaça nuclear da Coreia do Norte.
A agência de notícias Yonhap da Coreia do Sul relata que os militares dos EUA podem implantar armas estratégicas, como um porta-aviões nuclear e um bombardeiro estratégico, na Península Coreana durante o período dos exercícios. A Coreia do Norte se opõe fortemente ao envolvimento dessas armas.
O ditador norte-coreano, Kim Jong Un, enfatizou que vê a Coreia do Sul não como um parceiro para a unificação, mas como um inimigo. Ele disse em um discurso em fevereiro que é política nacional ocupar o território sul-coreano em caso de guerra.
Durante os exercícios Freedom Shield do ano anterior, a Coreia do Norte disparou um míssil Hwasong-17 classe ICBM e vários mísseis balísticos de curto alcance.
Observadores afirmam que, em resposta aos exercícios deste ano, o Norte pode lançar mísseis projetados para transportar ogivas nucleares.
- FAB intercepta avião do Peru com drogas no espaço aéreo brasileiro - 4 de fevereiro de 2025 9:52 am
- Japão emite alerta para a onda de frio mais intensa do inverno - 4 de fevereiro de 2025 8:37 am
- EUA e México firmam acordo para adiar tarifas por um mês - 4 de fevereiro de 2025 8:31 am