Tóquio, Japão – 20 de março de 2024 – O governo japonês anunciou que funcionários do Ministério das Relações Exteriores acompanharão a seleção nacional de futebol do país até a Coreia do Norte para uma partida de qualificação para a Copa do Mundo.
As equipes dos dois países se enfrentarão na segunda rodada das eliminatórias asiáticas para a Copa do Mundo de 2026. Elas têm um jogo marcado em Tóquio nesta quinta-feira (21), e outro em Pyongyang no dia 26.
O governo japonês está pedindo às pessoas que evitem viajar para a Coreia do Norte como parte de suas sanções contra o país devido aos seus programas de desenvolvimento de armas nucleares e mísseis balísticos. No entanto, o governo, excepcionalmente, permitiu que a seleção nacional, sua equipe e repórteres da mídia visitassem o país para o jogo.
O governo anunciou que enviará 14 pessoas para a Coreia do Norte de sábado (23) até a próxima quarta-feira (27), para auxiliar a equipe. Eles incluem funcionários do Ministério das Relações Exteriores responsáveis pela gestão de crises.
Não há embaixada japonesa na Coreia do Norte, pois os dois países não têm laços diplomáticos. O pessoal enviado ajudará a equipe japonesa com procedimentos de fronteira e responderá em caso de qualquer contingência, como um desastre ou um acidente.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm