San Francisco, California, EUA, 30 de março de 2024 (Global Tecnology Journal) – A empresa de capital de risco dos EUA, OpenAI, afirma ter desenvolvido uma tecnologia de inteligência artificial generativa que pode recriar a fala humana usando uma breve amostra de voz gravada do orador original.
A OpenAI revelou sua nova IA “Voice Engine” na sexta-feira (29).
A empresa diz que o “Voice Engine” utiliza uma amostra de áudio de 15 segundos e texto inserido para gerar fala humana. O “Voice Engine” lê o texto inserido com uma voz que se assemelha de perto à do orador original.
A empresa afirma que o novo modelo também pode traduzir a fala gerada pela IA para idiomas estrangeiros. O modelo pode, segundo relatos, preservar o sotaque nativo do orador original ao fazer isso.
A OpenAI diz que a tecnologia de IA pode ser usada para apoiar pessoas com dificuldades de fala, devido a doença ou outras razões. A empresa afirma que outras companhias também podem usar a tecnologia de IA para transmitir informações para países estrangeiros.
No entanto, há preocupação de que esse tipo de chatbot possa ser usado para espalhar informações falsas durante campanhas eleitorais ou em outras situações.
A OpenAI disse: “Reconhecemos que gerar fala que se assemelha às vozes das pessoas tem riscos sérios, que são especialmente preocupantes em ano de eleição.”
A empresa diz que não planeja lançar amplamente a tecnologia por enquanto, devido aos possíveis riscos. Ela diz que ainda precisa tomar medidas para evitar o uso indevido da tecnologia. Ela citou a geração das vozes de celebridades como um tipo de uso indevido.
- 60% das cidades japonesas não possuem maternidades - 7 de novembro de 2024 2:41 pm
- Ministério intensifica fiscalização no setor de logística no Japão - 7 de novembro de 2024 2:28 pm
- Exposição de cortinas nupciais no Japão apoia região afetada por terremotos - 7 de novembro de 2024 1:31 pm