2.6 C
Kóka
sexta-feira, 22 novembro, 2024 1:28: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Empoderamento Feminino? Tenho Ranço!

Fernanda Mendonça, mentora de mulheres, questiona o uso equivocado do termo e ressalta o poder inato de todas as mulheres.

Rio de Janeiro, Brasil – 5 de março de 2024 – O termo “empoderamento feminino” tem sido amplamente difundido na sociedade contemporânea, mas será que entendemos o que realmente significa? Fernanda Mendonça, mentora de mulheres e criadora de conteúdo digital, traz à tona uma reflexão crítica sobre o uso equivocado desse termo e ressalta o poder inato de todas as mulheres.

Para Fernanda, a utilização indiscriminada e mal interpretada do conceito de empoderamento feminino tem levado a equívocos sobre o verdadeiro significado da palavra. Originária do inglês ‘empowment’, associada ao contexto empresarial, a expressão foi traduzida de maneira imprecisa para o português, perdendo sua essência original. “O ‘empowerment’ está ligado à administração de empresas, fornecendo recursos, autoridade e oportunidades para que os colaboradores possam realizar seu trabalho. Associá-lo diretamente ao ‘poder feminino’ é totalmente equivocado”, explica Fernanda.

A mentora questiona a ideia de que uma mulher possa “empoderar” outra mulher, argumentando que todas as mulheres já nascem dotadas de poder. “Não existe ‘empoderamento feminino’, pois todas somos empoderadas desde o nascimento. O que pode acontecer é que, ao longo da vida, algumas mulheres não reconheçam esse poder devido a traumas, frustrações ou pressões sociais”, destaca.

Fernanda Mendonça critica a tendência da sociedade em reconhecer o poder feminino apenas em contextos sociais específicos, como cargos de destaque ou sucesso profissional. Para ela, todas as mulheres, independentemente de sua posição social ou profissional, têm poder. “A mulher que enfrenta diariamente desafios para sustentar sua família, seja como CEO ou dona de casa, possui poder e merece reconhecimento”, enfatiza.

A mentora finaliza sua reflexão questionando os padrões impostos às mulheres e os impactos negativos da sobrecarga de responsabilidades. “Será que a mulher tem que dar conta de tudo? Estamos aprendendo a gerir todas as áreas de nossas vidas, mas precisamos reconhecer que isso pode ter consequências negativas para nossa saúde emocional. No entanto, independentemente das circunstâncias, todas as mulheres têm poder!”, conclui Fernanda Mendonça.

O debate proposto por Fernanda Mendonça desafia conceitos arraigados e convida a sociedade a repensar sua compreensão do empoderamento feminino, reconhecendo o poder inato de todas as mulheres, sem distinções ou estereótipos.

Thamiris Vieira
Assessoria de Imprensa
Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img