Moscou, Rússia – 15 de março de 2024 – Os eleitores em toda a Rússia estão indo às urnas por três dias a partir desta sexta-feira (15), para escolher seu próximo presidente. O atual presidente, Vladimir Putin, parece certo de ganhar seu quinto mandato.
O que a Rússia chama de votação na eleição também deve ocorrer nas regiões ucranianas da Crimeia, Donetsk, Luhansk, Zaporizhzhia e Kherson.
Moscou, unilateralmente, declarou sua anexação da Crimeia em 2014 e das outras quatro regiões em setembro de 2022, sete meses após iniciar a invasão da Ucrânia.
Putin está concorrendo contra outros três candidatos – Nikolay Kharitonov do Partido Comunista da Federação Russa, Leonid Slutsky do ultradireitista Partido Liberal Democrata da Rússia e Vladislav Davankov do partido Novo Povo.
Mas uma recente pesquisa do Centro de Pesquisa de Opinião Pública Russo, afiliado ao governo, indica que Putin pode obter 82% dos votos.
As autoridades russas têm apertado rigorosamente as restrições e monitorando indivíduos e grupos que realizam atividades consideradas fora da linha das políticas da administração Putin.
A viúva do falecido líder da oposição russa Alexei Navalny instou as pessoas a protestarem contra Putin, convergindo em massa para as urnas ao meio-dia de domingo (17), o último dia de votação.
Yulia Navalnaya pediu que riscassem seus votos, votassem em qualquer candidato exceto Putin ou simplesmente permanecessem nos locais de votação e saíssem.
As autoridades russas dizem que Navalny morreu em uma colônia penal no Ártico no mês passado.
Os analistas dizem que Putin visa ganhar a eleição com pelo menos 80% dos votos em uma participação eleitoral de 70%.
Eles afirmam que ele vai destacar a vitória avassaladora para reivindicar a aprovação do povo de sua agenda política durante o atual mandato, incluindo o que Moscou chama de sua operação militar especial na Ucrânia.
A contagem dos votos deve começar logo após o fechamento das urnas no domingo.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm