Guangzhou, China, 22 de março de 2024 – Diplomatas de alto escalão do Japão e da China se encontraram na quarta-feira (20), para discutir questões bilaterais, incluindo a suspensão das importações de frutos do mar japoneses pela China.
O Diretor-Geral do Bureau de Assuntos Asiáticos e Oceânicos do Ministério das Relações Exteriores do Japão, Namazu Hiroyuki, e o Diretor-Geral do Departamento de Assuntos Asiáticos do Ministério das Relações Exteriores da China, Liu Jinsong, se reuniram na cidade chinesa do sul, Guangzhou.
Namazu explicou a posição do Japão sobre o despejo de água tratada e diluída da usina nuclear de Fukushima Daiichi danificada. Ele instou a China novamente a suspender imediatamente suas importações de frutos do mar do Japão.
A usina nuclear sofreu um triplo derretimento durante o terremoto e tsunami de 2011. A água usada para resfriar o combustível derretido na usina tem se misturado com chuva e água subterrânea. A água acumulada está sendo tratada para remover a maioria das substâncias radioativas, mas ainda contém trítio.
Antes de liberar a água tratada no oceano, o operador da usina a dilui para reduzir os níveis de trítio para cerca de um sétimo do nível de orientação da Organização Mundial da Saúde para água potável.
A China proibiu as importações marinhas do Japão após o início do despejo.
Namazu também reiterou o apelo do Japão pela libertação de cidadãos japoneses detidos na China por espionagem e outras acusações, além da remoção de bóias colocadas pela China em águas na zona econômica exclusiva do Japão.
Não se sabe como a China respondeu, mas os dois lados concordaram em manter uma comunicação próxima.
Namazu e Liu já haviam realizado conversas no mês passado na cidade do sudoeste do Japão, Fukuoka.
O governo japonês aparentemente espera que, por meio de um diálogo contínuo, possa encontrar uma maneira de abordar as questões pendentes.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm