Jakarta, Indonésia, 23 de março de 2024 – Um navio que transportava dezenas de Rohingya naufragou nas águas da Indonésia, resultando no resgate de vários refugiados e levantando preocupações sobre o número de desaparecidos. Os passageiros, supostamente provenientes de Bangladesh, estavam navegando em direção à Austrália em busca de asilo.
Segundo relatos, um total de 151 pessoas estavam a bordo da embarcação. Cerca de setenta e cinco foram resgatadas pelas autoridades locais e pescadores. O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) expressou preocupação com a possível escala de perda de vidas.
Os Rohingya têm fugido de Myanmar para o vizinho Bangladesh após uma operação militar massiva em 2017. A vida nos campos de refugiados é difícil, e alguns tentam chegar à Indonésia de barco como alternativa.
O ACNUR informou que quase 2.000 Rohingya chegaram à Indonésia ao longo de três meses até fevereiro.
O aumento do número de refugiados tem gerado ressentimento crescente em relação a eles. Alguns sentem que estão consumindo recursos locais. Em dezembro, estudantes invadiram moradias de refugiados e exigiram sua deportação.
Relatos da mídia indicam que alguns moradores locais bloquearam estradas para impedir veículos que transportam os refugiados resgatados do barco.
- Primeiro-ministro japonês parabeniza Trump e planeja reunião - 7 de novembro de 2024 2:55 pm
- Nascimentos no Japão podem cair abaixo de 700 mil em 2024 - 7 de novembro de 2024 2:50 pm
- 60% das cidades japonesas não possuem maternidades - 7 de novembro de 2024 2:41 pm