Pyongyang, Coreia do Norte – 20 de março de 2024 – A Coreia do Norte anunciou ter realizado com sucesso um teste de motor de combustível sólido para um novo tipo de míssil hipersônico de alcance intermediário.
O jornal do partido governante do país, Rodong Sinmun, relatou na quarta-feira (20), que o teste foi realizado no terreno de lançamento de satélites de Sohae, no noroeste, na terça-feira (19), com o ditador Kim Jong Un presente.
Fotos mostram chamas saindo do bocal de um motor junto com uma grande quantidade de fumaça branca. Essas são características típicas de um motor de combustível sólido, que permite um lançamento de míssil mais rápido do que um com combustível líquido.
O jornal citou Kim Jong Un afirmando que o valor estratégico militar do sistema de armas é apreciado tanto quanto um ICBM (míssil balístico intercontinental), e que os inimigos sabem disso.
No ano passado, a Coreia do Norte realizou um teste de motor de combustível sólido para um míssil balístico de alcance intermediário do novo tipo. Dois meses depois, testou o míssil.
Pyongyang incluiu em seu plano quinquenal, até 2025, a conclusão do desenvolvimento de ogivas que podem viajar a uma velocidade hipersônica de Mach 5 ou mais. Está acelerando os esforços para desenvolver um sistema de mísseis balísticos que supostamente tornará a detecção de sinais de lançamento e interceptação mais difícil.
Outros países estão cada vez mais preocupados pelos recentes desenvolvimentos.
- China proíbe exportação de minerais raros para os EUA - 4 de dezembro de 2024 10:19 am
- Coreia do Norte destrói torres de transmissão em Kaesong - 4 de dezembro de 2024 10:10 am
- Japão apoia pessoas com deficiência na Ucrânia - 4 de dezembro de 2024 10:03 am